A comunicação de uma câmara de vereadores precisa tanto de planejamento estratégico quanto o trabalho individual feito pelos mandatos parlamentares. Curiosamente, a imensa maioria dos legislativos ainda resiste a “entrar no século XXI” e mantém uma comunicação burocrática, desinteressante e focada totalmente na assessoria de imprensa. Neste texto trazemos um pouco sobre comunicação para câmara de vereadores, nos concentrando especialmente em como o digital pode fornecer alternativas para aproximar a instituição da população. Vamos lá?
Uma comunicação para governos, seja Executivo ou Legislativo, precisa primordialmente se assentar em duas bases: informar e promover uma aproximação da gestão com os cidadãos.
Ela é ampla e abrange diversas frentes, não ficando restrita somente à publicação de notícias. Pelo contrário, um bom projeto de comunicação direciona o fluxo informativo das secretarias e departamentos, organiza campanhas educativas e busca a todo momento facilitar a vida das pessoas que precisam do serviço público, entre outros.
Através da comunicação governamental é possível melhorar a imagem institucional, fazer gestão de crise ou reduzir custos e despesas. Tudo vai depender do cenário encontrado e de quais os objetivos da administração a curto, médio e longo prazo (levamos em consideração aqui que normalmente uma equipe de comunicação permanece pelo tempo de duração de um mandato – quatro anos).
Se fizermos uma análise cuidadosa das milhares de câmaras de vereadores espalhadas pelo Brasil, vamos encontrar um uso pra lá de burocrático no trabalho digital. Principalmente em pequenas e médias cidades.
O mais comum é que a comunicação nas redes sociais reproduza releases ou mini-textos de caráter informativo, com links para o site oficial. Tudo se limita à agenda do legislativo com divulgação de projetos em andamento, votações e sessões. E só. Não se pensa fora da caixinha, nem se leva em consideração a característica de cada canal de comunicação (ou rede social) na produção dos conteúdos. É trabalho padrão na moda anos 2000.
O resultado é que não há engajamento ou, no pior dos casos, os moradores quase ignoram a existência dos perfis do legislativo nas redes sociais. Porque a comunicação é chata!
Portanto, para se obter uma comunicação eficaz em uma câmara de vereadores os profissionais precisam sair da zona de conforto e buscar alternativas para produção do conteúdo de forma a se comunicar de verdade.
Exemplificando…
Ao invés de simplesmente listar projetos de lei aprovados, com o nome do autor, por que não explicar para as pessoas em que aquele projeto beneficia, melhora ou altera a rotina da cidade?
Outra possibilidade é lançar mão de enquetes no Facebook sobre projetos em votação ou formulários para captar a opinião das pessoas sobre temas diversos.
Landing pages temáticas também são uma excelente opção para comunicar serviços ou agilizar trâmites.
Por fim, o uso do WhatsApp como canal de distribuição de conteúdo, através de listas de transmissão, poderia aproximar demais o cidadão da rotina da Câmara.
As imagens acima ilustram bem algumas possibilidades em que as redes sociais e canais de comunicação do legislativo foram utilizadas de forma correta para realmente se conectar com as pessoas.
Saiba mais: rede social política não é assessoria de imprensa
O primeiro passo no planejamento de uma comunicação para Câmara de Vereadores é estabelecer um plano estratégico com objetivos e metas bem definidos.
Identificar o arquétipo cultural da cidade e realizar pesquisas para entender o que o cidadão desejaria encontrar nos canais do legislativo também é muito importante.
Feito isso, a equipe precisa abrir mão do tom burocrático, chato e de linguagem rebuscada que normalmente caracterizam as redes sociais de Câmaras de Vereadores. Mas atenção, isso não significa fazer piadinhas ou lotar as páginas de memes. O que queremos dizer é que jargões, termos técnicos demais ou linguagem de release/jornalística não cabem num Facebook ou Instagram, por exemplo.
Pense sempre que é preciso fazer com que os conteúdos chamem a atenção das pessoas, façam com que elas queiram ler, assistir ou saber mais. Torne o trabalho dos servidores públicos e vereadores acessível. Mostre como aquilo impacta, muda ou melhora o dia a dia da cidade e dos munícipes.
Para isso, todos os recursos, se bem usados, são válidos. Desde stories, web-séries temáticas, enquetes, uso de personagens para explicar situações até links e canais de informação de fácil acesso.
Tenha sempre em mente o cidadão, aquela pessoa comum que circula todos os dias pela cidade a trabalho e que utiliza redes sociais para se informar e entreter. É com ele que você precisa falar. E é por ele que você precisa ser entendido.
Esse texto não esgota o assunto, pelo contrário, nossa intenção é fazer refletir sobre como as câmaras de vereadores têm desperdiçado ótimas possibilidades de se conectar com as pessoas.
É uma tarefa desafiadora e que exige que os profissionais trabalhem mais do que normalmente estão acostumados. Porque substitui aquela rotina de produção em série pela necessidade de pensar estrategicamente e produzir conteúdo.
O importante nisso tudo é que os resultados aparecem e as pessoas vão passar a entender e valorizar mais o trabalho não só de vereadores, mas dos servidores em geral.
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Se quiser saber mais sobre as possibilidades de comunicação para Câmara de Vereadores ou contratar uma consultoria para treinamento de equipe ou elaboração de plano estratégico, fale com a gente, sem compromisso, pelo WhatsApp: http://bit.ly/whatsethos
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Os exemplos utilizados neste texto, da Câmara de Curitiba, são ilustrativos de práticas que consideramos eficientes em um trabalho de comunicação governamental. Não é portfólio nem significa tratar-se de cliente nosso.
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