Políticos precisam produzir conteúdo

Quando dizemos que políticos precisam produzir conteúdo, não estamos falando em transformar os políticos em blogueiros. Mas em entregar para os eleitores, através das redes sociais, site e canal no YouTube, conteúdos que mostrem o trabalho, os projetos, as ideias e reforce a construção de reputação.

Como políticos podem produzir conteúdo?

Os eleitores (seguidores) precisam receber informação, na linguagem das redes, para criar ou fortalecer vínculos com o político.

E isso se dá a partir da produção de conteúdo. Vídeos, webséries, histórias de obras e realizações, projetos que fizeram a diferença em algum lugar ou que mudaram a vida de alguém, prestação de contas, interação…Tudo é conteúdo.

Não se faz uma comunicação bem sucedida apenas com fotos abraçando apoiadores. Pelo contrário, isso só engaja com quem está na foto. Para o restante das pessoas, não há nenhum significado.

A comunicação política precisa mostrar para as pessoas que existe um trabalho sendo feito ou que há projetos e ideias prontos para saírem do papel.

É preciso que o político ou pré-candidato reserve uma agenda semanal para se dedicar à comunicação e à produção dos materiais que vão levar informação para seu público.

Produzir conteúdo, de uma forma geral, não é uma tarefa fácil. Manter os seguidores engajados e satisfeitos com o que se passa nas suas redes sociais demanda muito conhecimento a respeito de quem você está comunicando.

E essa dificuldade é ainda maior quando estamos lidando com um perfil político.

Isso porque o conteúdo de política muitas vezes é “mal visto” tanto por boa parte dos usuários de redes sociais quanto pelo algoritmo dessas plataformas.

Então, além de manter uma recorrência na criação de conteúdos, é preciso descobrir o tipo de postagem que agrada o público que te segue.

Ou seja, cada postagem acaba sendo um tipo de teste em que você consegue analisar os números e saber se o tipo de conteúdo andou bem ou não, para depois ir “lapidando” a sua comunicação nas redes.